Pesquisar

sexta-feira

Propriedades da Linhaça


A linhaça é uma planta linum usiotatissimum, que  é utilizada quase na sua totalidade. Do caule retira-se as fibras para fazer o linho, tecido nobre usado para confeccionar roupas.
Das sementes, por sua vez, extrai-se óleo, que é utilizado nas indústrias de tintas e rezinas.


Contudo, além destas aplicações, o óleo de linhaça é usado como um nutracêutico, por ser rico em ácidos linolêicos, conhecidos como ÔMEGA3 E ÔMEGA6.

O óleo de linhaça é extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva suas propriedades nutritivas. Os gregos e romanos fazem uso da linhaça como alimento.
No entanto, a alimentação adequada pode prevenir e até mesmo curar determinadas doenças.

O Óleo de linhaça é rica em ácidos graxos essenciais,  mais conhecidos como ômega 3 e ômega 6 promove uma ação protetora para o coração e vasos sanguíneos.
Estudos demonstram que o oléo de linhaça reduz o colesterol total  e o mau colesterol, Estes àcidos graxos auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares  reduzindo o LDL  (colesterol ruim) e impedindo seu acúmulo nas artérias.

Na composição da semente de linhaça também estão presentes proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que lhe conferem a  propriedade de alimento funcional. Por isso auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer; melhora o funcionamento intestinal, contribui para a estabilidade da glicemia em diabéticos e possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular.
Age ainda como antiflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico.

O oléo de linhaça possui substâncias parecidas como estrogênios (hormômios femininos) somente de ação mais atenuada, melhorando a absorção do cálcio, prevenindo, por exemplo a osteoporose.
O oléo de linhaça as demais  ação antioxidante contra radicais livres, que quando em excesso, provocam doenças crônicas degenerativas e envelhecimento precoce.

Como se vê trata-se de importante aliado na suplementação alimentar, ajudando a promover o equilíbrio orgânico. Como pode-se observar, o oléo de linhaça é um importante nutracêutico.

Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça moída. Os investidores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTUDOS DA LINHAÇA NO CANADÁ E DOS ESTADOS UNIDOS, tem enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica tem demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça.


PREVINE E COMBATE AS SEGUINTES DOENÇAS:




• CÂNCER:
De mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc;
A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos, um deles é a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais lignina que os melhores grãos integrais, nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala a essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

• BAIXA DE PESO:
O óleo de linhaça é excelente para baixa de peso, pois controla o colesterol de forma rápida. Ajuda controlar obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibras do que a aveia. Se deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tarde.

• SISTEMA DIGESTIVO:
Previne o câncer de cólon, ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os diverticulos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça  contêm em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.

• SISTEMA NERVOSO:
É um tratamento para pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores (reanimações naturais).

• SISTEMA IMUNOLÓGICO:
A linhaça alivia alergias, e efetiva para LUPUS. A linhaça por conter os azeites essenciais ômega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer um grande resistência as doenças. Contêm grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retêm o envelhecimento. A linhaça é últil para o tratamento da anemia.

• SISTEMA CARDIOVASCULAR:
É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderído nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritimia cardiaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É exelente par do sangue e a função arterial e regular o colesterol ruim.
O uso regular de linhaça diminui o risco de características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada tagiandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial eexerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. JH. Vane, ganhou o prêmio Nobel  de medicina  em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega  3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

• DOENÇAS INFLAMATÓRIAS:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em *TITE* tais colmo: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, menigite, etc.

• RETENÇÃO DE LÍQUIDOS:
O Consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de agua alguma forma de obesidade, síndrome  pré-mestrual , todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

• DIABETES:
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açucar no sangue. Este é uma excelente notícia para os isulina-dependentes.

• VITALIDADE FÍSICA:
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiete metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.