Pesquisar

terça-feira

QUAL O "GATILHO" DO HOMEM ATUAL? MUDE SEU ESTILO DE VIDA


DEUZENI COUTINHO
UNIVERSIDADE ANHEMBI- PRIMEIRA TURMA DE VISAGISMO E TERAPIA CAPILAR- 2008.

TEMA:
QUAL O "GATILHO" DO HOMEM ATUAL? MUDE SEU ESTILO DE VIDA.

--
SOBRE OS ASPECTOS VARIADOS E, PRINCIPALMENTE, A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO, CONTRASTE ENTRE O MUNDO DO TRABALHO ATUAL E DO PASSADO.

A arte de lhe lidar com os desafios. RESILIÊNCIA. Palavra estranha não é? Mas revela se você é capaz de lidar bem com desafios e pressão. Saber mais sobre ela pode mudar o rumo da sua vida.

Resiliência, que palavra! Vem do latim "resílio", que significa voltar ao estado normal.
(conceito para ciências humanas).

A capacidade de um individuo em possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, sobre pôr-se e construir-se positivamente frente às adversidades.

Para o autor, as pessoas não podem saber se vão ou não ficar com raiva quando algo inesperado acontecer em suas vidas. Mas, podem sim definir quanto tempo vão alimentando esse sentimento, assim como, o que fazer para canalizar essa emoção numa ação construtiva.


• Regras Práticas para não se abalar tanto diante das dificuldades

Identifique o gatilho de sua reatividade, o que provoca sua reação. O que me faz xingar ou ficar com raiva do meu colega de trabalho? O que ele falou? Sua postura corporal? Ou eu, já estava com o pé atrás com ele?

Na maioria das vezes, perder a calma só nos leva a desviarmos de nossos objetivos e tarefas. É um gatilho que nos ajuda a não realizarmos o que queríamos.

Só nos leva a perceber, depois que a poeira abaixou que fizermos algo inadequado e inconveniente, e que não queríamos fazer.

Você é resiliente?

Para Eduardo Carmelo, autor do livro SUPERE! A arte de lidar com as adversidades Ed.Gente), os indivíduos resilientes normalmente são pessoas que possuem uma combinação das características abaixo apresentadas:

* São autoconfiantes: Acreditam em si e naquilo que são capazes de fazer;

* Gostam e aceitam mudanças: encaram as situações de estresse e adversidade como um desafio a ser superado.

* Tem baixa ansiedade e alta extroversão; são abertos a novas experiências e forma de fazer as coisas.

* Tem autoconceito e autoestima positiva; conseguem administrar seus sentimentos e suas emoções em ambiente imprevisíveis e emergenciais.

* São emocionalmente inteligentes; conhecem suas emoções, sabem administradas, sabem auto motivar-se, reconhecem emoções e outras pessoas e, sabem manejar relacionamentos.

* São altamente criativos, procuram constantemente por inovações.

* Dispõem de uma eficaz capacidade de respostas; mantém altos níveis de clareza, concentração, calma e orientação frente a uma situação adversa.


• "Resiliência x Síndrome de Burnout"

A Síndrome de Burnout é conhecida como uma das consequências mais marcantes do estresse profissional e se caracteriza por uma exaustão emocional. É uma avaliação negativa de si mesmo. Depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos.

Ela pode ser considerada como reação de um organismo que não conseguiu se adaptar adequadamente às exigências do meio, gerando um comportamento disfuncional e não saudável para a pessoa.

* Saiba adaptar-se a mudanças e situações ambíguas.

* Seja capaz de recuperar-se de esgotamento, exaustão e traumas.

* Seja proficiente em manter a calma, clareza, de propósito e orientação em situações adversas.

* Seja capaz de pensar estrategicamente e tomar decisões acertadas mesmo sob pressão.

* Lidere sistemas de trabalho complexos e adote condutas flexíveis na resolução de problemas.

* Tenha capacidade de trabalhar e eficazmente como os superiores em problemas complexos de gestão.


CONCLUSÃO

Qualidade de vida significa autocontrole de suas ações e atitudes em todos os campos da vida racional. Familiar, Social, Trabalho e Espiritual. O OLHAR AO ALCANCE DO HORIZONTE E O ELO COM SUAS RAÍZES, SEUS VALORES, A NATUREZA E O MEIO A QUAL VIVEMOS.