Pesquisar

segunda-feira

ESTUDO DE CASO: DAIANA SILVA, 24 ANOS




PARAFENILENODIAMINA:
Reação Cruzada:
Sulfas, Sulfaniluréia (medicamentos antibióticos), Benzocaína, Fotoprotetores a base de PABA, Paratoluenoamina, PPD-mix, Hidroquinona, Atriquinona. 

É sensibilizante comum na borracha preta, mas o problema mais comum como este alérgeno está nas tinturas de cabelo que podem conter nomes diferentes da parafenilenodiamina e que provocam DERMATITE ALÉRGICA DE CONTATO.

A HENNA para cabelos é uma coloração segura?
Alguns casos de DERMATITE ALÉRGICA DE CONTATO, foram  descritos em pessoas que fizeram tatuagem temporária com henna negra.

No entanto, ao contrário da tintura de henna para cabelos, nas tatuagens são acrescentados corantes, como a PARAFENILENODIAMINA OU MESMO A BORRACHA NEGRA.

A maioria das pessoas alérgicas a parafenilenoadiamina tolera bem as colorações SEMI-PERMANENTES.

Produtos relacionados:
- Antioxidante ou acelerador na indústria da borracha ou plásticos.
- Cosméticos de coloração escura
- Fotocópias
Óleos, graxas e gasolina
- Corantes de couro (raros)
- Reveladores de fotografia


TEREBINTINA 
Componente de cosméticos.

Reação cruzada:
Bálsamo de Peru, Perfume-mix, Colofônio, Crisânteno e Óleos essenciais.

A terebintina é um óleo volátil obtido de uma espécie de pinho. 
É um marcador de alergia a algumas plantas e madeira.

Produtos relacionados:
- Solventes de  graxa
- Tintas adesivas
- Cosméticos
- Inseticidas
- Resinas sintéticas


• ORIENTAÇÕES PARA PACIENTE COM TESTE DE CONTATO POSITIVO
1- Um teste positivo significa que o paciente pode ter uma reação caso entre em contato com a substância identificada (alérgeno).
O fato de dar positivo não significa que ele obrigatoriamente apresente uma reação, e sim, que ele foi sensibilizado. É necessária uma correlação com a histórica clínica.

2- É importante evitar o contato direto com os produtos que contenham os alérgenos, pois não a método efetivo de hipossensibilização para esse tipo de alergia.

3- Quando um alérgeno é evitado, a melhora dos sintomas ocorre lentamente, e geralmente leva três semanas. Casos mais graves podem levar em até 3 meses.

4- Estar no mesmo ambiente de uma substância que foi identificada como alérgeno não apresenta problema, a não ser que ela possa ser transportada pelo ar. (perfumes, aerosóis, etc).

5- As partes da pele que tem contato com alérgeno são as mais afetadas.

Diante de qualquer suspeita procure o médico dermato ou um tricologista quando o caso se refere a cabelo ou couro cabeludo.

--

Deuzeni Coutinho
Terapeuta Capilar